Acessos: Interno e Externo

Acesso na rede interna e externa, sistema hospedado no servidor do cliente.

1 – O sistema no servidor, independente se o cliente hospeda (próprio servidor) o sistema ou a webgerencial é quem hospeda (no nosso servidor), ele é o mesmo. Independente se o cliente acessar externamente ou localmente, ou seja, o arquivo executável que existe lá (na pasta do sistema do cliente) Webgerencial.exe ou wg_(alguma coisa).exe ele é o mesmo, ele é um único sistema, e ele funciona tanto online como localmente (quando o cliente tem instalado o sistema no servidor dele).

2 – O endereço local do cliente (quando ele tem o sistema instalado no servidor dele), é, e sempre será o endereço de IP local do servidor. Para saber o endereço local do servidor, uma das maneiras é dar um duplo clique no G que está perto do relógio, uma tela se abrirá e vai aparecer o endereço IP local do servidor. O endereço local sempre será o IP interno: e a porta, que normalmente por padrão usamos a porta 7000 (ex.:111.1.111.11:7000).

3 – Endereço de acesso externo.

Para acessar o sistema externamente, existe alguns pré-requisitos:

*A porta (7000 na maioria das vezes, por ser padrão) tem que estar configurada no roteador e no modem da empresa de forma que ela esteja aberta. Para checar se a porta está aberta, basta acessar o site ping.eu, ir na opção portas, coloca o ip da internet do cliente, coloca o número da porta e manda checar se ela está aberta:

ping.eu

Aparecendo que ela está aberta (figura com o IP e IS OPEN) significa que externamente o endereço vai funcionar sem problemas. Aparecendo que está fechada, é preciso solicitar o técnico de rede do cliente para abrir essa porta ou no roteador ou no modem. Lembrando que para descobrir o endereço da internet do cliente basta entrar no google e colocar: What is my ip address? ou Qual é o meu IP? E vai aparecer o endereço de ip do cliente.

4 – No esquema abaixo, representa o funcionamento do sistema no servidor, sistema interno e externo.

Requisitos necessários

4.1. Porta Aberta.

4.2. Conferir o IP, para acessar pelo o mesmo.