Atualizar dados contábeis em massa por NCM

Finalidade: informar como atualizar em massa os dados contábeis dos produtos cadastrados no sistema.

Esta alteração é feita para todos os produtos que utilizam o mesmo NCM. Existe também nesta tela a opção de atualizar os dados contábeis para fora do estado, podendo ser utilizado o NCM ou CEST (também alterando para todos os produtos que utilizam o mesmo NCM ou CEST).

Obs: As alterações feitas nesta tela mudam todos os dados que estão como opção configurável nesta tela, ou seja, caso a alteração feita em um NCM não tenha um dos campos preenchidos, então todos os produtos que utilizam este NCM também estarão sem os dados preenchidos neste campo.

Ex: Ao ajustar o NCM 02013000, caso não seja lançada nenhuma informação nos campos %IPI, CST IPI, %MVA ou %ICMS Vendas (e demais campos) ao salvar a atualização todos os produtos com o NCM 02013000 estarão sem as informações de %IPI, CST IPI, %MVA e %ICMS Vendas em seu cadastro.

É necessário então preencher todas as informações e não só as que se deseja alterar para que o cadastro do produto fique com as informações corretas.

Abaixo seguem os passos de como atualizar os dados contábeis dos produtos através do NCM.

1) Para atualizar as informações contábeis dos produtos por NCM, acesse: Manutenção->Funções NFe->NCM.

Os NCM que estão presentes nesta tela são todos os que estão configurados na aba contábil do cadastro de produtos (https://blog.webgerencial.net/wordpress/cadastros-configurar-dados-contabeis-dos-produtos/) ou seja, são todos os NCM utilizados nos produtos dentro do sistema.

1.1) Na aba principal para atualizar o valor aproximado de tributos, informe o % nacional e % importado (caso tenha esta informacao) por NCM.

Nota: Se não for cadastrado pelo cliente, a informação o sistema atualiza com base no: Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT)

Esta informação aparecerá na nota fiscal em baixo de cada produto, VAT e %

1.2) Na aba Principal pode ser atualizado os dados para dentro do estado. Modificando informações de IMPOSTOS por esta opcao, irá atualizar automaticamente TODOS os produtos que possuem este NCM (Informações para dentro do Estado).

2) Para atualizar em massa para fora do estado, selecione a aba: Atualização massa por estado/cfop.

NCM- atualizar em massa

2.1) Informe o NCM e clique em Ler informações atuais.

Mostrará os dados atuais conforme o cadastro do produto.

NCM adicionar

2.2) Selecione adicionar para adicionar uma nova CFOP.

2.3) Selecione editar para alterar algum registro.

2.4) Selecione apagar para deletar um registro.

2.5) Após concluir os registros, selecione: “Atualizar em massa”.

2.6) Tabela de correlação CST x CSOSN:

Tabela CST x CSOSN

Tabela CST x CSOSN 2

Tabela CST x CSOSN 3

Tabela CST x CSOSN 4

Tabela CST x CSOSN 5