Cadastros: produtos definir unidade/caixa e código de barras (EAN)

Objetivo: orientar o cliente a cadastrar as unidades e código de barras dos produtos no sistema.

EAN-13 (sigla de European Article Number) é um código de barras no padrão EAN definido pela GS1, adaptado em mais de cem organizações membros GS1, para a identificação dos código de barras UPC. No EAN-13 o símbolo codifica treze números que estão divididos em quatro partes; dos treze dígitos, doze são dos dados referentes ao produto e um é o dígito verificador (Codificação EAN-13, 2007).

A aba Código de barras na tela Cadastros->Itens->Produtos tem a finalidade de poder adicionar um código de barras a um produto e também de poder definir se o produto é vendido em caixas, além das unidades.

Não é necessário preencher na aba um código de barras, pode-se usar esta aba somente para informar as quantidades previstas do produto em caixas.

1) Em Cadastros->Itens->Produtos, informe no campo Qt. mínima para venda a quantidade mínima permitida pela empresa para  venda deste produto.

1.1) Se a empresa vender apenas por unidade, basta somente informar UN no campo “Unidade”.

1.2) Caso a empresa trabalhe com caixas também, é necessário na aba código de barras informar a unidade CX (caixa) e quantos itens possui a caixa. No campo acima Qt por caixa, preencha também a quantidade de unidades que vem em uma caixa do produto. Este campo é utilizado para calcular o volume no pedido de cliente, na aba Volume.

1.3) Para sair a informação de código de barras na nota fiscal, informe o código de barras no campo Código de barras e na coluna Usar Sintegra deve ser NAO.

Em Manutenção->Setting, aba NFE marcar: Gerar NFe com Código Barras para que mostre na nota fiscal o codigo de barras.

2) O cadastro já está completo. Basta agora no momento da venda selecionar se esta vendendo unidade ou a caixa.