Como zerar o saldo de um cliente – Cliente com saldo positivo

Este blog tem por objetivo mostrar como zerar o saldo de um cliente no sistema.

Quando é lançado no sistema um recebimento de cliente maior do que valor que este cliente deveria pagar, o sistema entende como saldo para o cliente, mostrando um título em aberto de recebimento porém com o valor negativo. O valor negativo em um recebimento de cliente indica na verdade que ele possui um saldo positivo com a empresa, já que o recebimento de cliente se refere a uma conta que o cliente deve pagar, e no caso da conta estar negativa indica que na verdade ele não possui um débito mas um saldo.

No exemplo abaixo, podemos ver que o cliente possui um saldo de R$2,00 no sistema (conforme explicação acima, aparece o valor negativo porém isso indica que o cliente possui saldo positivo, em vista que estamos em uma tela de cobrança do cliente).

Para zerar o saldo deste cliente é necessário:

1- Ainda em Financeiro->Recebimento de cliente, clique em Incluir para iniciar um novo título.

2- Informe o cliente para que mostre os títulos em aberto, a conta que deve ser creditado, número do documento e forma de pagamento

3- Dê um duplo clique no título que deseja zerar o saldo para que abra a janela para informar o valor que está sendo pago.

Obs: O sistema não permite colocar inicialmente um valor negativo no campo Valor Pago. Para isso, é necessário colocar um valor positivo primeiro e depois alterar para o valor negativo.

Em Valor pago, coloque a mesma quantidade que mostra em Saldo porém com valor positivo. No caso do nosso exemplo, deverá ser colocado primeiramente o valor R$2,00 e salvar. Depois basta alterar o Valor Pago para negativo também.

Duplo clique novamente no título

Informar o valor em Valor Pago igual ao que está em Saldo e Salvar.

4- Após isso irá aparecer no título o valor Saldo e Valor Pago em negativo. Basta agora informar no campo Juros  a mesma quantia do Saldo, só que com o valor POSITIVO. Salvando o título desta forma dará baixa no saldo do cliente sem haver movimentação de fato pois foi dado um desconto e não recebido ou tirado qualquer quantia da conta.

5- Veja que no contas a receber já não aparece nenhum título para o cliente, indicando que o seu saldo está zerado.