Destaque de ICMS na nota fiscal de vendas

Como destacar o ICMS na nota fiscal de vendas.

1- É necessário configurar a CFOP do pedido para que destaque ICMS. Em Cadastros->Geral->Natureza de operações, verificar se na aba Impostos/NFe está marcada a opção “Calcular ICMS”.

Caso não, clique em Alterar, ir a aba Impostos/NFe e marcar Calcular ICMS. Após isso basta salvar.

2- É necessário configurar o produto. Acesse Cadastros->Itens->Produtos, localize o produto, clique em Alterar.

Após isso clique na aba contábil, é necessário ajustar  o campo Mod. BC do ICMS ST para “Margem valor agregado percentual”.
É necessário ajustar o CST e o CSOSN do produto para um que cobre ICMS (verificar com a contabilidade qual CST deve ser usado para este caso). Nos campos CST e CSOSN coloque o número de acordo com o retorno da contabilidade.
O produto também precisa do % de ICMS e % de MVA definido no cadastro do produto (verificar também com a contabilidade qual deve ser usado).


Caso seja venda para fora do estado, o % do ICMS precisa estar definido no cadastro de ICMS para outros estados para o estado de destino da venda. Caso tenha dúvida sobre isso, gentileza verificar o blog https://blog.webgerencial.net/wordpress/cadastros-configurar-icms-de-outros-estados/

Lembrando que para sair destacado na nota fiscal, também é necessário que o regime de tributação seja diferente do Simples Nacional, pois para este regime não existe destaque do ICMS na NFe. Para conferir acesse em Manutenção > Setting > aba NFe se o campo “Código de Regime Tributário” está configurado para “3- Regime Normal”. Se não for o caso, não é possível destacar a informação na NFe.

 

Após concluir as configurações, o ICMS sairá destacado ao emitir a NFe. Você também pode conferir no botão Visualizar Danfe no pedido de cliente antes de fazer a emissão para confirmar se sairá destacado ou não.