Devolução: Devolução da mercadoria pelo cliente

1) Quando o cliente deseja devolver alguns itens da NFE, o mais indicado é que o cliente emita a NFE devolução.

2) Para registrar no sistema a NFE de devolução que o seu cliente emitiu, favor acessar: Cadastros->Geral->Natureza de operações, cadastrar a CFOP, conforme informações abaixo:

2.1) Verifique com sua contabilidade qual deve ser a CFOP utilizada para esta operação.

2.2) Na aba principal, Em Tipo = Entrada.

2.3) Marcar: Atualiza Estoque.

2.4) Marcar: Gerar Financeiro.

2.5) Marcar: Padrão para todos itens do pedido (Ignorar CFOP definido produto)

devolucao-cadastro cfop

2.6) Na aba impostos/NFE, embaixo de Discriminar Lei da transparência na NFe, marque opção 4 – Devolução/Retorno.

2.7) Selecione Salvar.

devolucao-cadastro cfop impostos

3) Caso tenha o xml da NFE, acesse: Transações->Importar XML de NFe, conforme manual: https://blog.webgerencial.net/wordpress/como-importar-xml-de-nfe/

Nota: Deve ser selecionado: importar como pedido de cliente.

4) Após concluir a importação, acesse: Transações->Pedidos de cliente, informe a condição de pagamento, vendedor e na aba  impostos, informe a chave original referente a NFE que está fazendo devolução e fature o pedido.

devolucao-pedido de cliente -chave

5) Caso NÃO tenha o xml, acesse: Transações->Pedidos de cliente e inclua o pedido para o cliente. Siga as orientações conforme detalhamento nos itens: 2 e 4.

6) Desta forma, este cliente ficará com crédito deste valor devolvido e o estoque será atualizado com a entrada dos itens devolvidos pelo cliente.

Nota: No contas a receber mostrará o valor do crédito como negativo.

7) Ao fazer um novo pedido para este mesmo cliente e com o mesmo valor, ao registrar o recebimento do valor pago, juntando os dois, ficará zero.

8) Se o cliente não tiver como emitir esta NFE de devolução , exemplo cliente pessoa fisica, crie um pedido de cliente com a cfop de devolução, conforme orientações acima e emita a NFE para dar entrada desta mercadoria e atualizar o financeiro.