Erros validação Nfe – 230 Rejeição IE do emitente não cadastrada

1) Ao emitir uma Nota Fiscal, quando aparecer a mensagem de erro:

” Notas não confirmadas: 230 Rejeição IE do emitente não cadastrada” é porque a Inscrição Estadual (IE) do emitente não esta cadastrada na Sefaz.

Esses casos são comuns em empresas / unidades recém criadas, onde todo o processo de cadastramento na Sefaz ainda não foi concluído.

2) Para solucionar, gentileza seguir estes passos:

2.1) Deve-se verificar o processo cadastral da sua Inscrição Estadual para ativar a emissão de NF-es no Ambiente de Produção ou Homologação. Em cada Estado o processo para cadastramento e ativação de uma Inscrição Estadual para emissão de NF-e pode ser diferente. Entre em contato com a Sefaz do seu Estado para melhores orientações sobre o processo de cadastramento / ativação. Em caso de dúvidas, solicite auxilio da sua contabilidade.

3) Para cadastrar no sistema a Inscrição Estadual acesse Manutenção->Setting  selecione a aba Nfe

3.1) Após inserir a Inscrição Estadual correta selecione Salvar 

4) Para confirmar se sua Inscrição Estadual existe e consta no cadastro da Sefaz, como “Habilitada” ou “Não Habilitada”, consulte o SINTEGRA ou o Cadastro Centralizado de Contribuintes. Gentileza seguir  os passos:

4.1) Acesse o site da SINTEGRA  :

https://www.sintegra.gov.br/ 

4.2) Selecione o seu Estado:

4.3) Selecione no Tipo de Identificação: Número do CNPJ.

4.3.1) Informe na identificação o Número do CNPJ.

4.3.2) Selecione ” I´m not a robot “

4.3.3) Clique em Pesquisar 

4.3.4) Em seguida, serão exibidas as informações do cadastro.

5) O que é IE?  

                

 Inscrição Estadual (IE) é o registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual. Com a inscrição, o contribuinte do ICMS passa a ter o registro formal do seu negócio, junto à Receita estadual do estado onde está estabelecido.