Industrialização->Cadastros->Matérias prima – como cadastrar

Objetivo:  Cadastrar as matérias-primas que serão utilizadas na produção. Inclusive os rótulos, embalagens.

1) Para realizar o cadastro da matéria-prima, acesse: Industrialização->Cadastros->Matérias prima.

Selecione incluir.

1.1) Preencha o cadastro com as informações da matéria-prima.
Nome Químico: Informe o nome químico.

Apelido: Informe o apelido para facilitar a identificação da matéria-prima.

Unidade: Informe a unidade da matéria-prima. Exemplo UN para unidade.

Fabricante: Informe o fabricante da matéria-prima.

Nota: Para selecionar o fabricante, cadastre primeiro a informação em: Cadastros-Fornecedores. Segue link com orientações: https://blog.webgerencial.net/wordpress/cadastros-fornecedores/

No cadastro do fornecedor, classifique o fornecedor como “Fornecedores Matéria-prima” para as matérias-pimas.

Fornecedores de Insumos: para os insumos.

Fornecedor preferencial: Selecione o fornecedor de sua preferencia para esta matéria-prima. Esta informação não é obrigatória.

Nota: Para selecionar o fornecedor preferencial, cadastre primeiro a informação em:Cadastros-Fornecedores. Segue link com orientações: https://blog.webgerencial.net/wordpress/cadastros-fornecedores/

No cadastro do fornecedor, classifique o fornecedor como “Fornecedores Matéria-prima” para as matérias-pimas.

Fornecedores de Insumos: para os insumos.

Código: Defina um código específico para a matéria-prima. Se não for cadastrado será seguida sequencia numérica gerada pelo sistema quando salvar o cadastro da matéria-prima.

No selection: é a classificação da matéria-prima. Selecione aqui de acordo com o tipo de matéria prima – Envase, rotulagem ou manipulação. O sistema utilizará esta opção durante a ordem de produção.

Para matérias-primas utilizadas em envase deve ser classificado como ENVASE. Na ordem de produção, as matérias primas de envase são contabilizadas de acordo com a quantidade final produzida, ou seja, será utilizada quantidade referente a cada produto feito no final do processo.

Selecione: MANIPULAÇÃO, para matérias-primas utilizadas na manipulação. Durante a ordem de produção, a matéria prima que for definida como manipulação será contabilizada de acordo com a quantidade base do cadastro da fórmula e com a quantidade desejada na produção.

E para os Rótulos selecione ROTULAGEM. Assim como as matérias definidas como envase, as de rotulagem são contabilizadas de acordo com a quantidade final produzida durante a ordem de produção, ou seja, será utilizada quantidade referente a cada produto feito no final do processo.

Após preencher as informações selecione SALVAR.

1.2) A aba Variações será preenchida quando for realizada a importação de nota fiscal de matéria-prima. Caso deseje pode ser adicionada as variações que são as cotações.

Selecione Adicionar e preencha as informações.

1.3) Aba Cotação diária: mostra o resumo das variações/cotações. Esta aba é preenchida automaticamente de acordo com as informações inseridas na aba variações.

1.4) Estoque: mostra os locais de estoque e as informações por local de estoque.

1.5) Movimentação: mostra as entradas e saidas da matéria-prima.

1.6) Comercialização: Preencher com as informações caso realize a venda da matéria-prima.

1.7) Informações adicionais: Preencher com as informações adicionais ou observações da matéria-prima.

1.8) Códigos: Será preenchido com os códigos das matérias-primas dos fornecedores. Informação preenchida automaticamente quando importar o XML das notas.

1.9) Aplicação: Mostrará quais os produtos utilizam esta matéria-prima. É necessário cadastrar as formulações para que mostre a informação nesta aba.

1.10) Documentos: inclua documentos específicos da matéria-prima que deseja arquivar. Selecione: Upload Arquivo e selecione no computador o documento.