1) Acesse Cadastros->Itens->Produtos, aba contábil, selecione alterar e preencha as informações conforme orientação abaixo:
1.1) Defina os dados apontados pelas setas vermelhas: %ICMS, CST e %MVA.
1.2) O campo: CST ( Código de Situação Tributária) é extremamente importante e deve ser preenchido. Ele é composto de três dígitos, onde o primeiro dígito indica a origem da mercadoria ou serviço. Os outros dois compreendem a natureza do imposto sobre o produto.
Primeiro dígito CST:
0 – Nacional;
1 – Estrangeira – Importação direta;
2 – Estrangeira – Adquirida no mercado interno.
Nota: CST = 060 não calcula ST.
1.3) Preencha os dados: Mod. BC ICMS e Mod. BC do ICMS ST para ajustar como serão realizados os cálculos.
Nota: Caso a empresa emitente seja Simples Nacional, deverá também ser preenchido o CSOSN, marcado pela seta marrom.
Nota1:Solicite orientação da contabilidade para o preenchimento das informações de %ICMS, CST , %MVA, CSOSN, Mod. BC ICMS e Mod. BC do ICMS ST
1.4) Informações CSOSN:
1.4.1) O que significa CSOSN? É o ‘Código de Situação da Operação no SIMPLES NACIONAL’ (CSOSN) para as ‘Empresas’ enquadradas no ‘Simples Nacional’ em Substituição ao CST, que se destina as Empresas tributadas pelo ICMS.
Fonte: https://www1.receita.fazenda.gov.br/
1.5) Em CFOP (Padrão ped.cliente dentro estado), selecione o CFOP padrão que será utilizado para os pedidos dentro do estado.
1.6) Após o preenchimento selecione: salvar.
2) No Cadastros->Geral->Natureza de operações, aba impostos marque os impostos que cada CFOP deve calcular. Maiores informações acesse: https://blog.webgerencial.net/wordpress/cadastros-natureza-de-operacoes/